-
Arquitetos: Pepe Gascón Arquitectura
- Área: 275 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Aitor Estévez
-
Fabricantes: Hansgrohe, Foc Factory, Grifería Rovira, Rajoleria Llensa, Villeroy & Boch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma masía é uma construção rural, geralmente isolada e ligada a fazendas agrícolas e/ou de gado, que foi difundida na região do Levante espanhol e no sul da França por muitos séculos.
A planta e o projeto de cada masía eram pensados de forma racional - com uma certa dose de improvisação - a partir de um programa pré-concebido de acordo com suas necessidades, para que cada uma delas tivesse seu próprio caráter e personalidade.
Em termos construtivos, se destacava o uso generalizado de pedra e cerâmica. No térreo, na maioria dessas casas rurais, havia uma adega de barris (como neste caso) para evitar que as vigas de madeira fossem danificadas pela umidade nos estábulos.
Este projeto está localizado no coração da região do Baix Empordà, em um contexto de campos de cultivo de chuva, típico de zonas semiáridas.
A propriedade compartilha um muro com outra maior, conjunto que outrora formava uma unidade. Tinha sofrido uma expansão nos anos 80 que estava muito distante da tradição, distorcendo sua imagem.
O ponto de partida, portanto, foi recuperar a essência da masía, preservando e valorizando os poucos elementos originais (localizados principalmente no térreo), e ao mesmo tempo melhorar, na medida do possível, a imagem do complexo de forma mais ampla, que é mais representativa da tipologia com a qual estamos trabalhando.
Para isso, o nível do térreo foi rebaixado e aberto para os fundos, e os tetos em abóboda foram recuperados e revestidos - após a quebra de algumas das abóbadas cerâmicas que formam a laje. O impacto da presença da pedra de cor cinza - que não é típica da região - foi minimizado, novas aberturas da fachada foram criadas - mantendo um certo formato vertical -, um pátio inglês foi aberto ao lado da fachada na rua, etc.
Elementos recuperados, tais como blocos de pedra e lintéis, azulejos de cerâmica feitos à mão, portas, lavatórios, pias, cercas, luminárias, fontes e móveis aparecem na intervenção, reforçando a identidade da casa, em uma estrutura de cores ocres com texturas e materiais rugosos.